De dentro para fora: Dr. Erasmo Tokarski ensina o que fazer para garantir uma pele viçosa

Beber mais água, ter uma boa rotina de limpeza, se alimentar corretamente etc. Confira esses e outros cuidados com a pele simples e bastante eficientes

Quais cuidados com a pele você fez ultimamente? Caso se limite a lavagem com um sabonete apropriado, saiba que há muito mais que você pode fazer. E não se trata de processos elaborados que vão tomar boa parte do seu dia, ou que requerem grandes investimentos.

Hábitos simples, como aumentar o consumo de água e melhorar a alimentação, já são bons exemplos de como manter a sua pele saudável e muito mais bonita. Confira alguns cuidados com a pele dados pelo renomado dermatologista Erasmo Tokarski e que você pode ter que vão ajudar a ter uma aparência ainda melhor e elevar a sua autoestima.

Image
Médico dermatologista Erasmo Tokarski
> Conheça a clínica Dr. Erasmo Tokarski

Mantenha um bom consumo de água diariamente

O consumo de água é um bom exemplo de como manter a pele saudável como um todo. Assim você cuidará do seu corpo de dentro para fora, evitando acnes e cravos, por exemplo. Quando você não consome a quantidade de água adequada para o seu organismo, a pele responde com flacidez e pouco viço. Por outro lado, a boa hidratação ajuda a eliminar as toxinas do organismo e a diminuir as chances de desenvolvimento de cravos e espinhas.

Use produtos adequados para o seu tipo de pele

Quando os cuidados vêm de fora para dentro, é preciso se atentar para utilizar substâncias adequadas para o seu tipo de pele. Ou seja, antes de comprar ou testar qualquer produto, tais como cremes, loções e hidratantes, é fundamental identificar se a sua pele é oleosa, seca ou normal. O uso de produtos inadequados, além de não trazer os resultados esperados, podem comprometer a saúde da sua pele.

Tenha uma rotina de limpeza

Uma boa dica para deixá-la sempre bonita e saudável. No caso das mulheres, por exemplo, não se trata apenas sobre retirar a maquiagem antes de dormir, é preciso lavar com o sabonete adequado para o tipo de pele. Obviamente, esses são dois pontos essenciais, mas uma rotina vai além. Pela manhã, por exemplo, procure higienizar a pele, a fim de retirar impurezas e desobstruir os poros com sabonete ou gel de limpeza e tônico facial. À noite, siga o mesmo princípio. Ou seja, uma boa limpeza, seguida da aplicação de produtos que promovam o seu cuidado, tais como cremes de tratamento antirrugas, ácidos ou para remoção de sinais.

> Conheça a clínica Dr. Erasmo Tokarski

Não abra mão do protetor solar

Muitas pessoas cometem o erro de usar protetor solar somente quando vão à praia ou à piscina. Mas, na verdade, esse produto deve fazer parte do seu dia a dia e da sua rotina de cuidados com a pele. O protetor solar é o único que pode proteger a sua pele das ações nocivas dos raios UVA e UVB. Com isso, ele também reduz as chances de desenvolver câncer de pele. Aqui, vale lembrar que a exposição intensa ao sol é um fator que contribui para o surgimento de manchas e marcas de expressão. No entanto, não se limite a usar o protetor solar apenas quando for sair, ou se expor aos raios solares. Mesmo quem trabalha em ambientes fechados precisa aplicar esse produto com frequência.

Alimente-se de forma adequada

O que você consome também tem impacto direto na saúde da sua pele. Por isso, o ideal é evitar os alimentos processados, bem como os ricos em gorduras e açúcares. Ou seja, quanto mais natural for a sua , mais a sua pele vai agradecer. Entre os alimentos que contribuem para uma pele saudável, a indicação é consumir os que tenham boa fonte de vitamina C. Inclua também na sua dieta os que são ricos em vitamina D e Ômega 3, como salmão, sardinha, atum e gemas de ovos.

Evite situações de estresse

Ok, nem sempre é possível, porém, quando for, tente evitar situações que geram estresse. Quando passamos por momentos estressantes, o nosso organismo libera uma série de substâncias, tais como cortisol, adrenalina e noradrenalina. Uma das consequências é a tensão muscular, que afeta diretamente a nossa pele. Por isso, períodos de exposição prolongados ao estresse contribuem para provocar o , comprometendo a sua aparência e saúde.

Garanta boas noites de sono

Boas noites de sono vão contribuir não apenas para a sua pele, mas para o funcionamento do seu organismo de maneira completa. O período de descanso é essencial para que o corpo se recupere do desgaste diário, o que é feito por meio da renovação das células. Além disso, é nesse momento que os produtos para tratamento de skincare noturnos vão agir na sua pele.

Confira a coluna do Dr. Erasmo Tokarski na Nova Brasil FM Brasília
Image
Médico dermatologista Erasmo Tokarski